Toda Missão da Igreja Por Si Só é Soberana, pois esta missão tem como origem o próprio Deus. Mateus 16:18.

Devocional

 

JUÍZES - Cap. 9

Como vimos no capítulo anterior a meditação girou em torno da palavra “VIGILÂNCIA” e vimos também como um grande e verdadeiro homem de Deus pode chegar a ruina ou ter um fim desastroso se não for vigilante. Devemos ser vigilantes e principalmente quando tudo esta bem. O fim desastroso se deu pelo fato de Gideão ter feito um éfode e fazer dele um simbolo idólatra e esquecer dos feitos de Deus, deixaram de adorar ao Deus único e verdadeiro e se dobraram ao pecado.

Neste texto vamos ver de forma mais direta as consequências do pecado sobre a nossa vida e a vida de nossas famílias se assim todos não procederem vigilantes. Veja que esse texto vai girar sobre as ações do filho de Gideão e todas as suas ações são reflexos de uma vida distante das Leis de Deus e sua vontade. Como disse o apostolo Paulo “O Salário do Pecado é a Morte” e não só espiritual mais também fisíca como é o caso aqui.

Portanto o que podemos extrair ou aprender deste texto para que assim possamos aplicar as nossas vidas, para que não venhamos repetir os erros do pecado é:

1 – Dos  vers. 1-21 Podemos observar dois acontecimentos importantes que são as intenções do coração do homem e a justiça de Deus.

A > Veja que a atitude de Abimeleque já era algo que estava em seu coração ele projetou, arquitetou ele planejou tudo, calculou como deveria se apresentar ao povo e como fazer eles aprovarem seu plano diabólico pois quando propôs ao povo “O que é melhor que vocês sejam governado por um só rei ou por setenta homens” (v.2) veja a intenção do seu coração, a forma como ele projetou alcançar seus objetivos foi o mesmo da serpente no edem (astúcia,indução) ele instigou o povo a aprovarem seu plano diabólico não só de ser rei como de matar todos os seus irmãos e não ser pelo povo reprovado (v.3) achando que Deus não iria ter  com ele.

B > Mais em uma ação soberana sempre Deus em meio a um povo rebelde e em declínio espiritual levanta profetas (eu e você) para advertir , denunciar o pecado do povo e suas ações pecaminosas e irresponsáveis. Deus, na matança planejada por Abimeleque preserva a Jotão filho mais novo de Jerubaal. A atitude de Jotão é aplausiva ele não se escondeu, nem simplesmente tentou fazer arrodeios ele foi para o cume querendo ser visto e ouvido por todos vers.7  (diferente de muitos hoje que nem parecem ser crente pois não denunciam não protestam ficam só em suas igrejas nos seus cultinhos) e Deus o usa por parábola fala do fim de todos aqueles que enveredam pelo pecado.

2 – Ves. 22 – 44  Não esqueçam Deus sempre virá contra aqueles que vivem sobre o pecado, a longanimidade de Deus as vezes levam ao coração de alguns que Deus esqueceu, ou perduou ou que não fará mais justiça ou até mesmo se perguntar por que Senhor tu já não castigasse esse pecador? No vers. 22 as escrituras dizem que ja fazia 3 anos que ele reinava, talvez ele mesmo já achasse que estava no caminho certo e que Deus o aprovara em seus atos. Mais no vers. 23 Deus mostra que é logânimo mais que não deixa o pecador sem o castigo devido e aqui no vers. 23 as escrituras dizem que Deus suscitou um espírito mau entre o povo de Siquem para procederem contra Abimeleque mesmo ele vencendo a conspiração, Deus estava começando a revelar sua justiça.

3 – Vers. 45-57 – Abimeleque Em Rumo a Sua Destruição.

Abimeleque persegue e invade todas as cidades mais foi em Tebez que Abimeleque conheceu a justiça de Deus, uma mulher de cima de uma torre lança uma pedra e esta quebralhe o crânio e no vers. 55,56 e 57 as Escrituras mostram que a parábola de Jotão se cumprira e não só Abimeleque como todo o povo foi alvo do mal de suas próprias mãos.

Concluindo – Cuidado Deus é logânimo mais não deixará o pecado em puni. Você é responsável sobre seus atos. Cuidado o pecado entra de forma astuta como as ações do diabo.

Mais que bom que Deus tem seus profetas (eu e você) para denúnciar o pecado. Seja vc um instrumento de Deus.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Evangélica Congregacional Vale da Benção Rua - Major Experidião de Sá 178
Custódia - PE
56-000-000
81-99220628 / 92790899

Registro em eventos

Por favor preencha os seguintes campos: